Puberdade

    A puberdade é um período caracterizado por mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo humano se desenvolve física e mentalmente tornando-se maduro, e o adolescente fica apto a gerar filhos. Puberdade não deve ser confundida com adolescência (fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta) visto que faz parte dela.

    O início e o final da puberdade podem variar consoante aspectos como a genética, a etnia, o meio social e muitos outros factores biológicos e fisiológicos.Nas raparigas a puberdade começa sensivelmente entre os 9 e os 13 anos de idade, com a primeira menstruação, e nos rapazes é entre os 10 e os 14 anos com a primeira ejaculação.

     Neste período (puberdade), o complexo hipotálamo-hipófise aumenta a produção de gonadotropinas, que são libertadas durante o sono, desencadeando a produção de  hormonas sexuais. Estas são diferentes nos homens e nas mulheres. Nos homens, os testículos segregam testosterona, enquanto, nas mulheres, os ovários fabricam estrogénio e progesterona. As alterações hormonais não só vão afectar a parte psicológica/emocional dos adolescentes como também lhes vai despertar uma sensibilidade sexual. Isto vai provocar ansiedade levando, muitas vezes, à ocorrência espontânea de relações sexuais.

 Podem-se distinguir dois tipos de puberdade: a puberdade precoce e a puberdade atrasada.

     A puberdade precoce é quando as características femininas surgem antes dos 9 anos e as masculinas antes dos 10. Ao longo dos anos tem-se verificado que este período tem vindo a surgir cada vez mais cedo e existem cientistas que sugerem que estas mudanças são provocadas, principalmente, pelo modelo actual de vida e pela exposição a produtos químicos nos alimentos.

    A puberdade atrasada assinala-se pela ausência de quaisquer características de desenvolvimento físico ou sexual a partir dos 13 anos, nas raparigas, e dos 14 nos rapazes.

     Nos rapazes, como já foi referido anteriormente, as transformações começam um pouco mais tarde que nas raparigas. Os primeiros sinais desta transformação são o aumento do tamanho dos órgãos genitais, o aparecimento de barba e de pêlos na região pubiana, pernas, braços e peito. Este crescimento dos pêlos depende de factores genéticos.

 Principais características:

 

-Surgimento de pêlos púbicos;

-Aumento dos testículos e do pénis;

-Aparecimento de barba, pêlos nas axilas e peito;

-Engrossamento da voz;

-Aumento da massa muscular;

-Alargamento dos ombros;

-A pele fica mais gordurosa, provocando o aparecimento de acne;

-Inicio da produção de espermatozóides, levando à primeira ejaculação;

-Aumento lento e duradouro de peso e estatura.

 

Nas meninas, e como já foi dito, a puberdade inicia-se com a primeira menstruação que coincide com o surgimento de todo o conjunto de transformações do corpo, como o crescimento mamário e o alar.

 Principais características:

 

-Alargamento dos ossos da bacia;

-Inicio do ciclo menstrual;

-Surgimento de pêlos púbicos e nas axilas;

-Desenvolvimento das mamas;

-Produção de sudorese pelas glândulas sudoríparas, tornando o odor do corpo mais intenso;

-Crescimento rápido e curto.