Disfunções Sexuais Masculinas

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

As disfunções sexuais masculinas mais comuns são: a disfunção eréctil (impotência) e a ejaculação precoce, ejaculação retardada..

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. A disfunção eréctil conhecida como impotência, consiste na incapacidade em obter ou manter uma erecção que permita manter uma relação sexual, ou seja, o homem não consegue que seu pênis fique e permaneça duro e assim consiga ter relação sexual com penetração.  
 

As causas mais comuns são:

  - Doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto

- Traumas ou acidentes envolvendo a medula espinal ou o próprio pênis

- O fumo, uso de drogas e alguns medicamentos (principalmente aqueles usados para tratamento de problemas do coração)

- Abuso de álcool

- Causas psicológicas (medos ou tabus em relação à sexualidade)

O paciente poderá  ser encaminhado ao urologista (especialista que trata esses casos), onde certos exames podem ser feitos para descobrir a causa da impotência.

O tratamento dependerá da causa. Para alguns casos de impotência existem medicamentos ou injecções intra-penianas, que deverão ser usados apenas com prescrição médica, pois são indicados para casos específicos. Próteses penianas ficariam como última opção, pois uma vez colocadas não há como retirá-las, e são indicadas apenas quando nenhuma outra opção funcionou.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. É importante lembrar que muitas vezes factores psicológicos podem causar disfunção eréctil. Conversar sobre esses conflitos internos com psicólogo ou psiquiatra podem resolver o problema sem ser necessário outros tipos de tratamento.

  • Disfunção eréctil

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. A disfunção eréctil ou impotência sexual é a incapacidade de obter ou de manter uma erecção suficiente para que haja penetração e satisfação sexual. 

Para a resolução da disfunção eréctil é fundamental não só a ida a um médico, para diagnóstico adequado, assim como o diálogo aberto com a(o) parceira(o). 

As causas da disfunção eréctil podem ser muito variadas:

•Doenças vasculares (arterio-esclerose, problemas cardíacos, hipertensão,etc.)

• Problemas neurológicos (lesões nervosas, esclerose múltipla, doenças degenerativas, etc.)

• Diabetes

• Problemas hormonais (redução na produção de hormonas)

• Uso de determinados medicamentos

• Problemas psicológicos (ansiedade, stress, depressão)

Formas de tratamento 

Uma vez que as causas da disfunção eréctil são de natureza diversa, os tratamentos à  disposição dos homens são variados. Antes de qualquer decisão, o médico começa por dar alguns conselhos que podem ser benéficos. Assim, recomenda-se normalmente, a prática de exercício físico, dieta, redução do consumo do álcool ou tabaco, bem como um maior tempo de descanso. Caso não se obtenham logo resultados, será necessário ponderar outras opções, como: 

- Prescrição de fármacos

- Terapia ou aconselhamento sexual

- Auto-injecção peniana

- Terapia intra-ureteral

- Uso de dispositivos de vácuo

- Aplicação de prótese ou implante peniano  
 

  • Ejaculação precoce

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Dificuldade em controlar a ejaculação, que ocorre de uma forma frequente antes, durante ou pouco depois da penetração, limitando a satisfação sexual. É  uma das disfunções sexuais mais comuns, sobretudo entre os mais jovens. 
 

Causas e tratamento

As causas são sobretudo psicológicas, relacionadas com alguma ansiedade. Pode também estar associada a consumo de álcool ou drogas. 

Existem técnicas ao nível da psicologia e sexologia que podem ajudar o homem a controlar a relação sexual e evitar a ejaculação precoce.

  • Ejaculação retardada

A ejaculação retardada ou inibição da ejaculação consiste na incapacidade de ejacular durante o coito apesar da erecção. Trata-se de uma situação que pode desencadear alguma tensão e frustração, uma vez que o orgasmo é normalmente o objectivo da relação sexual. Por outro lado, pode aumentar outro tipo de prazer e satisfação, uma vez que prolonga no tempo a erecção. No entanto quando se torna perturbador, e não apenas ocasional, deve procurar-se apoio especializado. 

Causas

A ejaculação retardada pode dever-se a cansaço, a stress, a relações sexuais muito frequentes num curto espaço de tempo. O consumo de álcool ou droga pode também provocar situações de ejaculação retardada. Algumas razões de natureza psicológica devem também ser equacionadas.